O Stress Causado Pela Má Alimentação

No mundo de hoje, situações como trânsito, problemas financeiros e familiares, drogas, entre outros, acabam levando o ser humano ao limite do seu corpo e mente, resultando em um mal que afeta grande parte da população, o stress.

O stress é a capacidade que o organismo tem de se adaptar a situações de mudanças do meio ambiente e de preparar-se para lutar ou para a fuga.

Porém, quando uma pessoa começa a apresentar sinais de preparação para a “luta” sem que ela esteja realmente prestes a ocorrer, podemos dizer que o stress está começando a aparecer.

Uma das formas de evitar o acúmulo de stress é dedicar atenção especial às refeições, ao menos as 3 principais do dia, café da manhã, almoço e jantar, dando ênfase à qualidade do alimento para manter um bom perfil de nutrientes.

Outra solução é unir a alimentação a uma atividade física, entretanto, se for realizada de maneira incorreta, poderá acarretar em lesões ou inflamações devido à desnutrição, agravando cada vez mais o nível de stress.

A alimentação, muitas vezes ignorada se torna um aliado ao stress.

Trocar 10 minutos de sono ao invés de fazer a primeira refeição do dia e só comer no horário do almoço, certamente, não é a solução.

O desgaste poderá acarretar na falta de nutrientes essenciais a saúde.

Para tanto, existem diversas maneiras que o stress pode se manifestar e os sinais de preparação do organismo para lutar ou fugir das situações de risco podem ser observados através de sintomas como:

1-PULSO RÁPIDO
2-TRANSPIRAÇÃO ABUBDANTE
3-CORAÇÃO BATENDO FORTE
4-ESTOMAGO CRISPADO
5-TENSÃO MUSCULAR NOS BRAÇOS E PERNAS
6-RESPIRAÇÃO CURTA
7-DENTES RANGENDO
8-QUEIXO ENCOLHIDO
9-IMPOSSIBILIDADE DE FICAR QUIETO
10-PENSAMENTO ERRÁTICO
11-EMOÇOES EXCESSIVAMENTE EXACERBADAS
12-INTERRUPÇÃO DO PROCESSO DIGESTIVO
13-DESCARGA DE HORMÔNIO DA SUPRA RENAL (ADRENALINA)

O mecanismo biológico do stress pode ser dividido em três fases, tendo início pela reação de alarme, no qual o efeito do agente do stress age sobre o corpo.

Após a primeira fase, as respostas internas que estimulam a defesa do organismo caracterizam a fase de resistência e, por fim, chega à fase de exaustão, quando as respostas internas do organismo estimulam a rendição do organismo.

Alguns tipos de comportamento também podem caracterizar o stress, entre eles:

1-SENSO DE PREMÊNCIA DE TEMPO
2-PROCURA DE NÚMEROS E DADOS
3-INSEGURANÇA DE STATUS
4-AGRESSÃO E HOSTILIDADE
5-IMPETUOSIDADE VERBAL
6-MOVIMENTAÇÃO CONSTANTE
7-IMPACIÊNCIA
8-FAZER OU PENSAR DUAS OU MAIS COISAS AO MESMO TEMPO
9-DOMINAR A CONVERSA
10-SENTIR-SE CULPADO QUANDO DESCANSA
11-PREOCUPAÇÃO COM O TER E NÃO COM O SER
12-PROGRAMAR CADA VEZ MAIS COISAS EM MENOS TEMPO
13-MUITA COMPETITIVIDADE
14-TIQUES OU GESTOS NERVOS

Para resolver este problema, muitas vezes confundido com uma doença, é necessário que haja uma mudança significativa dos hábitos.

Não é uma tarefa fácil, porém, alimentar-se de maneira correta, praticar esportes, dormir mais, beber e fumar menos são apenas algumas dicas para aumentar a qualidade de vida e iniciar a volta por cima.

É importante ressaltar que cada pessoa tem um tempo para aprender a administrar melhor os problemas que sobrecarregam suas vidas, basta buscar seus objetivos sem se estressar.

Autor: Dr. Wagner Montenegro, é Cirurgião Plástico, formado pela Universidade de Santo Amaro, Especialista em Cirurgia Geral pelo Conselho Federal de Medicina e Especialista em Cirurgia Plástica pelo Conselho Federal de Medicina. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Brasileira de Mastologia, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Rinologia e Cirurgia Plástica da Face e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial.
Obs.
Texto extraído do Site saúde na Internet

Nota do Blog!

Amigos…….

Vocês já leram estes post(s), perceberam o que a má alimentação pode fazer, com sua qualidade de vida?

Seus avós ja sabiam que Previnir é o melhor remédio.

Nós temos saída?????

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