Páginas De Captura (A.k.a. Squeeze Pages)

Páginas De Captura (A.k.a. Squeeze Pages)

Autor: Júlio Araújo

Squeeze Pages

Este é um termo inglês que eu preferi não traduzir pois em sua concepção original faz mais sentido. Literalmente seriam “Páginas Apertadas” ou um pouco mais racional “Páginas de Ação”. Estas Squeeze Pages, também são conhecidas como MiniSites em nosso cotidiano (se bem que eu considero este termo mais adequado para o que eu chamo de Páginas de Apresentação – Landing Pages).

E qual a diferença entre Landing Pages e Squeeze Pages?

Páginas de Apresentação (Landing Pages): trata-se realmente de um mini sítio (MiniSite) onde além de um número maior de páginas (normalmente de pelo menos três páginas – Página principal, Página de Agradecimento e Página de Destino onde é entregue um produto) também são agregadas ferramentas de divulgação para os mais variados fins nas mesmas.

Squeeze Pages: trata-se de uma página que têm um fim específico e que precisa ser a mais leve (gráfico) e objetiva possível, centralizada em um único objetivo, genericamente coletar dados de contato de seus visitantes.

Aqui neste artigo, vou lhe dar algumas dicas a respeito de Squeeze Pages. Para que servem? Como devem ser compostas? Entres outras questões…

Definição:

Squeeze Pages são páginas que têm o objetivo principal de coletar dados (nome, sobrenome, e-mail) de visitantes incluíndo-os em uma lista de e-mails que se destina a futuras comunicações através de mensagens publicitárias ou informativas para os inscritos através da mesma.”

Atualmente o objetivo principal destas Squeeze Pages é o acima exposto. Mas não é regra, e você pode dar o fim específico que quiser à elas.

Fato estatístico: Uma pessoa só precisa de 7 segundos após “ver” uma página para decidir se o conteúdo da mesma lhe interessa ou não!

Eu participo de muitos programas de AutoSurfs e talvez você também, normalmente eu abro de 4 a 6 abas em meu navegador (ou em dois navegadores) e deixo no piloto automático cada programa de AutoSurf. Mesmo quando estou escrevendo, tenho que acessar a Internet para testar informações ou outra tarefa, rapidamente verifico em intervalos regulares cada programa de AutoSurf (travamento, quebra de frame, ver a página que está sendo exibida, a oferta…). O tempo que levo para analisar cada proposta (página) é muito curto, normalmente os sítios que demoram para carregar eu nem vejo do que se trata. O que eu quero afirmar com isto é que se não a maioria, mas pelo menos, muitas pessoas fazem exatamente isto.

É para estes casos que foram projetadas as Squeeze Pages! Elas irão convencer o visitante neste curto intervalo de tempo a deixar os seus dados de contato.

Tenha em mente que não importa qual será o objetivo de sua Squeeze Page: sua página tem que ser leve (carregar rápido) e objetiva.

Abaixo vou começar a descrever os elementos básicos (mínimos) das Squeeze Pages:

Título Principal: Tem o objetivo de chamar a atenção do visitante. Uma Squeeze Page em si não é bem vista por mecanismos de buscas, pois seu conteúdo (dependendo de como é escrita) não possui um conteúdo relevante. Se você tem a intenção de dirigir tráfego através de mecanismos de busca para ela, escolha suas palavras chaves e faça uma ligação de um sítio que tenha conteúdo que se enquadre no assunto de sua Squeeze Page com uma palavra chave (âncora) que irá se destacar na mesma.

Observar estes detalhes não é muito importante neste tipo de páginas, já que sua função é apenas coletar dados.

Normalmente são usadas as cores vermelho e azul no título principal. Também o destaque do mesmo é importante visualmente para atrair a atenção do visitante (usando tags b, strong).

Sub-título: Tem o objetivo de estimular o visitante a ler o resto da página. É aqui que dirá aos visitantes o motivo de sua página (inscrição em uma Newsletters por exemplo). Deixe bem claro o fim para qual o visitante estará deixando seus dados.

Brindes: Têm a função de estimular o visitante a deixar seus dados. Esta é uma espécie de reforço ao conteúdo de sua página, pois o visitante para receber estes brindes deve se inscrever através de um formulário (onde seus dados são capturados).

Estes brindes podem ser e-books, programas, gráficos, cartões de mensagens…

Formulário: Objetiva a coletar os dados do visitante e enviá-los para um banco de dados. Aqui entra em cena um serviço de Autoresponder – pode ser um serviço on-line onde se paga uma taxa mensal ou um script instalado em seu hospedeiro de páginas.

Acima estão os elementos básicos. À eles pode-se adicionar outros elementos que tornem suas páginas mais atraentes (cabeçalhos |banners|, vídeos, áudio…). Não esqueça de deixá-las leve e visualmente limpas (que torne a leitura agradável).

Algumas considerações:

1. Um título principal deve ser conciso, pois será o primeiro elemento a ser visto. Se ele não despertar interesse no visitante, o mesmo não lerá o resto da página.

2. Se usar cabeçalhos, tenha em mente que nem todos os internautas possuem conexão à Internet via Banda Larga, então use cabeçalhos leves também.

3. Não venda os dados que coletar (e-mails). Garanta a privacidade de dados aos visitantes e a execute-a com determinação.

4. Ofereça sempre algo que realmente vai ter utilidade para o visitante – se oferecer informação, certifique-se que ela é válida e o recém inscrito terá benefícios com ela.

5. É comum se colocar uma assinatura no final da página (normalmente manuscrita) e/ou sua foto/imagem.

Este é o objetivo principal de uma Squeeze Page – coletar dados para uma lista de e-mails. E o que fazer com estes dados?

Simples. É sobre esta lista de e-mails que irá desenvolver suas campanhas de marketing: vender produtos, desenvolver/testar técnicas, propor associações/afiliações, fazer pesquisas… Muitos dizem: “O Dinheiro Está Na Lista”, mas além desta característica, existem diversas outras que uma lista de e-mails pode proporcionar, afinal não é uma simples lista, mas uma lista de e-mails que pertencem à pessoas, que têm desejos e ambições singulares, que possuem níveis de conhecimento variados, que podem lhe ajudar a desenvolver técnicas de maneira mais eficaz!

Então, quando estiver criando a sua lista de e-mails, saiba separar o dinheiro das pessoas das mesmas – é a maneira mais eficaz de ganhar dinheiro online!

Ofereça cursos gratuitos, relatórios, artigos, informações. Criar uma lista de e-mails não é a questão, mas sim mantê-la. Não adianta conseguir centenas de inscrições em um mês e no outro não ter nem 10% destas inscrições. Antes de começar a coletar e-mails, tenha um plano (estratégia de Marketing) já pronto.

À respeito de mensagens enviadas aos inscritos, sempre exponha uma ligação de cancelamento de inscrição em cada mensagem para que o mesmo possa cancelar sua inscrição. E quando alguém cancelar sua inscrição em sua lista, você não estará perdendo um inscrito, apenas estará tendo uma lista cada vez mais dirigida – que contém apenas pessoas que estão interessadas no que está propondo.

Adicionado em 24/07/2009

Se quiser aprender como construir uma Página de Captura, acesse a página Como Criar Páginas de Captura (Squeeze Pages) Com o GIMP. Nesta página há uma ligação para que você leia um e-book com o mesmo nome.

http://www.artigonal.com/marketing-na-internet-artigos/paginas-de-captura-aka-squeeze-pages-971389.html

http://www.artigonal.com/marketing-na-internet-artigos/paginas-de-captura-aka-squeeze-pages-971389.html

Perfil do Autor

Júlio Araújo atualmente é o desenvolvedor do programa Mail Autoresponder que é uma solução completa para quem não quer depender de serviços de terceiros para gerenciarem suas campanhas de e-mail Marketing. Confira este programa em http://produtos.embasex.net/MAResponder e entre de vez no mercado de e-mail Marketing!

Nota do Blog.

Na pagina Magnet Systen deste Blog.
Você encontrará sua Pagina de Captura bem como seu Auto Responder, no idioma português (pronta). É Adquir e entrar em ação!
Um Abraço!
Marco Paulino.

Anúncios
Esse post foi publicado em Trabalho em Casa e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s