Energia solar e eólica podem encerrar era do petróleo, diz Nobel

Energia Eólica

Image by Ricαrdo via Flickr

Energia solar e eólica podem encerrar era do petróleo, diz Nobel
Redação do Site Inovação Tecnológica – 21/09/2010

Fim da era do petróleo

A continuidade da pesquisa e desenvolvimento no campo das energias alternativas poderá resultar em uma nova era na história humana, em que duas fontes de energia renovável – a energia solar e a energia eólica – vão se tornar as principais fontes de energia na Terra.

A opinião contundente não é de nenhum ambientalista de plantão, mas do Prêmio Nobel de Química de 1998, Walter Kohn.

Falando a uma plateia seleta na Sociedade Americana de Química, Kohn destacou que petróleo e gás natural abastecem hoje cerca de 60 por cento do consumo global de energia.

Para ele, essa tendência deverá crescer ainda por um período de 10 a 30 anos, seguindo-se um rápido declínio no consumo de combustíveis fósseis.

Desafios energéticos

“Essas tendências têm criado dois desafios sem precedentes em nível global,” disse Kohn. “Um é a ameaça global de escassez de energia, o que é até aceitável. O outro é o perigo iminente, este inaceitável, do aquecimento global e suas consequências.”

Kohn observou que estes desafios exigem uma ampla variedade de respostas. “A mais óbvia é a continuidade do progresso científico e tecnológico, criando fontes alternativas de energia que sejam abundantes, acessíveis, seguras, limpas e livres de carbono,” disse ele.

Como os desafios são globais por natureza, o trabalho científico e tecnológico deverá ter um máximo de cooperação internacional, que felizmente está começando a evoluir, disse ele.

Era do Sol/Vento

Na última década, a produção mundial de energia fotovoltaica multiplicou-se por um fator de 90, e a energia eólica por um fator de cerca de 10.

Kohn espera a continuidade do crescimento vigoroso dessas duas energias efetivamente inesgotáveis durante a próxima década e além, levando assim a uma nova era, a “era do Sol/Vento”, como ele chama, substituindo a era do petróleo.

Outra questão importante, segundo ele, que compete principalmente aos países desenvolvidos, cuja população praticamente se estabilizou, é a redução no consumo de energia per capita.

“Um exemplo marcante disso é o consumo per capita de gasolina nos Estados Unidos, cerca de 5 vezes superior à média global”, disse ele. “O mundo menos desenvolvido, compreensivelmente, pretende trazer seu padrão de vida a um nível semelhante ao dos países altamente desenvolvidos; em contrapartida, eles devem estabilizar suas populações crescentes.”

Anúncios

Sobre MARCO PAULINO

Meu nome é Marco, estou reativando este site para começar um novo negócio, já trabalhei para extinta Telexfree, Herbalife, entrei em alguns planos de afiliados com alguns "Gurus da Internet", onde não ganhei nada só gastei dinheiro rsrs, más acredito ter ganho alguma experiência. Desta vez retorno para uma nova empreitada. Como sempre pautarei meu negócio na honestidade e na confiança, com a intenção de manter um bom relacionamento com meus futuros clientes e amigos, espero fazer negócios compensadores para àqueles que me derem um voto de confiança e estou procurando empreendedores que tenham interesse em publicitar seus negócio. Desejo ainda compartilhar minhas experiências e ajudar quem estiver começando para que não caiam nas mesmas armadilhas que eu cai.Um abraço à todos que disponibilizaram seu tempo para ler este texto e que Deus nos abençoe.
Esse post foi publicado em marketing digital e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s