OS BENEFÍCIOS DOS RAIOS SOLARES

Amanhecer na Pituba Salvador Bahia

Image by tuttygualberto via Flickr

OS BENEFÍCIOS DOS RAIOS SOLARES

A exposição aos raios solares durante os horários que não causam riscos a saúde traz benefícios a saúde das pessoas.A penetração desses raios pela pele faz com que o organismo humano produza a vitamina D tão importante.

Os agricultores e lavradores que levantam de madrugada para trabalhar no campo são beneficiados pelos raios, pois executam o serviço ao ar livre e, assim, recebem diretamente os raios solares que ajudam na produção da importante vitamina aos seus organismos.

Muitas pessoas que vivem nas cidades ficam fechadas em suas casas durante o dia e quando trabalham usam veículos de transporte que dificultam a entrada dos raios solares. Ao chegar aos seus locais de trabalho, as pessoas ficam limitadas a ambiente fechados e acabam não recebendo esses raios

Então, elas precisam recorrer aos alimentos que são fontes de fornecimento desta vitamina como a gema do ovo, o fígado, a manteiga e alguns peixes.

No fígado, a vitamina D é transformada em uma forma que pode ser levada pelo sangue. Nos rins, essa forma é modificada para produzir hormônios derivados da vitamina D, que tem como papel principal a elevação da absorção de cálcio no intestino e o favorecimento da formação normal dos ossos.

Na falta de vitamina D, as concentrações de cálcio e de fosfato no sangue diminuem, provocando uma doença óssea porque não existe uma quantidade suficiente de cálcio disponível para manter os ossos saudáveis. Esse distúrbio é denominado raquitismo nas crianças, uma doença que se manifesta com atraso no fechamento da moleira nos recém-nascidos, desmineralização óssea, as pernas tortas e outros sinais relacionados com estrutura óssea.

É denominado osteomalácia nos adultos, onde se desenvolve ossos fracos e moles.A deficiência de vitamina D durante a gravidez pode causar osteomalácia na mulher e raquitismo no feto.

Diante de tudo isso, percebemos que a exposição ao sol constitui um hábito saudável em virtude de sua associação a aquisição da vitamina D e que é necessária uma mudança de hábitos na sociedade para que esta seja beneficiada por tais vantagens.

A pessoa pode estacionar seu transporte a uma quadra ou duas do seu ambiente profissional ou usar o coletivo para chegar ao seu destino, descendo num ponto que permita o seu deslocamento a pé ao local. Dez ou mais minutos de caminhada já ajudam na absorção dos raios pela pele e no condicionamento físico do corpo.

Sobre o Autor Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB). Coordenadora Pedagógica na rede municipal de ensino de Jequié/Bahia.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sobre a Alimentação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s