Ser ou Parecer eis a Questão

 As vezes me pergunto por que as pessoas dão tanta importância para a  aparência, acho qué pois o sentido da visão para quem têm, seja o nosso sentido mais popular é só abrirmos os olhos e nossa câmera já esta ligada, ela nos abre a janela para o mundo.

Vários ditados estão ligados a visão e a aparência por exemplo: A primeira impressão é a que fica, é um destes ditados que embora seja antigo continua sendo muito atual, principalmente na Era Digital, pois o que estamos vendo pode  aticar nossa curiosidade, e estimular outros sentidos como o olfato, o paladar o tato, nos levar a comprar um produto pela aparência, não nos importando em descobrir sua verdadeira finalidade, eficacia, bastando apenas  saber que o que comprou está na moda, todos seus amigos compraram e eu não posso deixar de ter, embora tenha pago um valor alto, por algo que não vai me trazer nenhum benefício.

Pessoas colocam fotos de outras em seus perfis como sendo suas, não somente para manter o anonimato, más também porque não estão contentes  com o que são e acreditam que seriam felizes se tivessem outra aparência.

Outro ditado que me vêm a memória é: Não adianta a mulher do rei ser honesta, ela tem que parecer honesta, em alguns casos como na política, parecer é mais importante que ser, pois a hipocrisia é a verdade dessa classe.

Me recordo no começo do mandado do Collor algumas pessoas diziam, olha que homem bonito, ele é atleta, este sim vai representar bem o Brasil lá fora, e vejam no que deu, estas pessoas acreditavam na aparência e não na verdade.

O sentido da visão é maravilhoso, ele nos abre a janela do mundo,  nos conduz por trilhas menos acidentadas, mostra as belezas do planeta, a beleza das pessoas, nos abrem o apetite, nos estimulam a tomar certas atitudes,  a querer conhecer certas pessoas, a comprar aquele carro, o relógio, a joia, a casa, e  assim por diante….

A visão é um sentido maravilhoso porém ela pode facilmente nos enganar, certa vez fui a uma barraca de doces e nos tabuleiros vi diversos bolos que me encheram os olhos e me fizeram salivar, procurei pelo pedaço mais bonito, tinha cerejas, chantily, recheio, não resisti, comprei um pedaço e me sentei em um banco para poder saborear aquela delícia tranquilamente,  porém, na primeira garfada já me decepcionei, a massa era dura e seca, a cereja era falsa, depois me disseram que era feita de mamão, o recheio não melhorou o gosto e o chantili parecia uma gordura doce e o pior de tudo paguei caro no docê, se tivesse comido um Gibi de 0,50 centavos estaria mais feliz.

Os mágicos e ilusionistas já descobriram as armadilhas da visão a muito tempo, nos apresentam feitos fantásticos  que nos fazem acreditar em paranormalidade, super poderes, super humanos que na realidade são apenas  truques de ilusão de ótica.

Ser! ou Parecer?….

Neste teatro que é a nossa sociedade, em que devemos assumir diversos personagens durante o dia,  o que seria mais saudável ou vantajoso, sermos nós mesmos, mostrar nossos gostos, opiniões, sentimentos, falhas, fraquezas, medos, ou andarmos travestidos no personagem que mais agrada nossos observadores?

Se você perguntasse para as pessoas elas responderiam que nós devemos ser verdadeiros, mostrar quem somos, dizer o que sentimos, fazer o que queremos, más, isto também é uma mentira.

Ninguém está preparado ou quer ouvir a verdade, mesmo porque,  a verdade é muito pessoal.

A minha verdade com certeza não é a mesma que a sua.

Num acidente de transito entre dois veículos por exemplo,  existem três verdades:

A verdade do primeiro condutor que vai querer culpar o segundo.

A verdade do segundo que ira querer culpar o primeiro.

E a terceira verdade que é o que realmente aconteceu.

O verdadeiro causador do acidente nunca ira assumir sua culpa mesmo que ele não seja habilitado, esteja bêbado, tenha atravessado o sinal vermelho, ou tenha transitado em alta velocidade.

Na totalidade das vezes, por não querer assumir as consequências que a verdade traz ou seja,  aquilo que mais doe em nossa alma ” perder dinheiro”.

As vezes um jogador do nosso time comete penalti o juiz não marca vem um colega seu que torce pelo time adversário e diz foi foi falta, e você  jura até a morte que não foi, mesmo tendo certeza que realmente havia sido falta.

Nós estamos sempre dispostos a encobrir nossas falhas e as falhas de nossos queridos.

Ou,  a falta daqueles que podem nos proporcionar alguma vantagem, mesmo que essa ação esteja prejudicando outra pessoa, pois nós não a conhecemos.

E com certeza  seremos mais enfáticos, contundentes e persuasivos ao defender uma mentira contada por um amigo,  se esta mentira ainda por cima, for prejudicar algum desafeto nosso

Se realmente houvesse um detetor de mentiras confiável, 99% da população seria condenada por falso testemunho.

Você têm uma namorada gordinha ela pergunta: Você me acha  gorda?, você olha vê as banhas caindo pra fora da calça, mais você responde:

Que nada meu amor você está um tesão!

Você disse uma mentirinha, alegrou sua namorada e garantiu sua noite.

Esta vendo,  uma mentirinha até vai ajuda-lo as vezes, pois você gosta dela assim mesmo gordinha, porém, ela não está preocupada com o que você pensa ou sente, pois na realidade ela até já sabia qual seria sua resposta, na realidade, ela esta preocupada com o que os outros estão pensando, põe uma calça mais apertada, pra dizer que pode entrar nela e fica feliz.

E você ainda acaba ajudando  ela se enganar, Ela vai continuar a fingir que faz dieta, ira continuar a fingir que faz exercícios,  vai comer tudo que quiser quando estiver só e ninguém estiver olhando, porém vai continuar a pedir peito de frango grelhado, salada e água no restaurante no horário do almoço.

Você acha que ela ia querer ouvir a verdade? , pelo contrário, a verdade poderia acabar com a sua noite e até com o seu namoro.

As vezes eu estou na praia e vejo uma mulher que já não está na flor da idade, acompanhada de um rapaz mais novo, com o corpo horrível, gorda cheia de celulite, porém, usando um fio dental minusculo, se sentindo, rindo, conversando, dançando, bebendo e nem dando bola para a torcida.

E ao lado vejo outras mulheres,  algumas lindas,  gostosas que estão   comentando:  olha que feio, como pode usar um fio dental daqueles, ela não se enxerga.

Ela está feliz com o corpo dela, está mostrando a verdade para todos, porém,  os demais não querem ver a verdade, ao invés de estarem preocupados com as próprias vidas se divertindo como ela, se mostram ofendidos, ficam perturbados com a verdade, e na minha opinião, bem no fundo, sentem até um pouco de inveja, pois não têm coragem de ser verdadeiras, de mostrar a cara.

São lindas e amarguradas, gostosas e cheias delas mesmos, estão mais preocupadas em parecer do que ser, são bonitas e aparentemente estão tirando um sarro da “feia”, más no fundo gostariam de estar se divertindo como ela.

Na minha opinião para vivermos bem nesta sociedade, teremos que dosar o ser e o parecer para podermos viver mais felizes, seja você mesmo, de vez em quando,  seja verdadeiro apenas em locais reservados, para não causar escanda-lo.

E em outras ocasiões faça o que você tiver que fazer para ser feliz e melhorar sua vida, diga o que os outros o que eles  gostariam de ouvir para ser promovido na empresa e para  não arrumar encrenca.

Seja maleável, solúvel, líquido, humilde, engolir um  sapo de vez em quando não é tão ruim.

E procure sempre ter um lugar para correr quando a coisa apertar, deixe sempre uma porta aberta.

Já estive perdido e em perigo muitas vezes na vida, nessas horas meu único pensamento era: Preciso chegar inteiro em casa.

Valeu!!!!

Anúncios
Esse post foi publicado em Aparência e Verdadde, Psicologia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s